— Artigo

12 dicas para garantir sua segurança na internet!

Foto de Maria Eduarda Marrama
AutorMaria Eduarda MarramaEstagiária no Educamídia 60+ Sobre o autor

Saiba como garantir sua privacidade de pessoas mal intencionadas nas redes sociais

📷: FreePik

A internet hoje é uma parte indispensável das nossas vidas. Precisamos dela para praticamente tudo: trabalhar, interagir socialmente, pagar contas, realizar compras e nos entreter com os mais diversos tipos de streaming e sites.

Mas, infelizmente, nem sempre é possível realizar tudo isso com segurança e privacidade. As possibilidades de golpes e armadilhas são inúmeras. Mesmo sem saber, às vezes estamos nos expondo a riscos que sequer imaginamos. Quando você quer tornar sua casa segura, você tranca a porta; quando quer proteger seus bens valiosos, você os mantém em um cofre. Então o que fazer para proteger seus dados online?

Quando se trata de segurança na internet, é melhor começar com o básico. Selecionamos 12 dicas que vão te ajudar a avaliar seus hábitos online e a fazer pequenas alterações para garantir sua privacidade e segurança na internet. Confira:

  1. Proteja suas informações pessoais com senhas fortes: Ao criar uma nova senha, preste atenção aos requisitos de senha fortes, utilizando letras maiúsculas, minúsculas e números. Evite ao máximo utilizar senhas comuns e fáceis de adivinhar, e jamais compartilhe com outras pessoas.
  2. Certifique-se de que as senhas e dicas de senha sejam armazenadas com segurança. Grave senhas em um arquivo trancado em seu computador ou celular, ou selecione outro armazenamento seguro de senhas.
  3. Mantenha as informações pessoais privadas: Quando você se inscrever para algo online, leia os termos e condições. Nunca insira suas informações financeiras em um site que não seja seguro (procure o cadeado ou o prefixo “https://” na barra de endereços do navegador). Se você suspeitar que as informações do seu cartão de crédito estão sendo usadas indevidamente online, cancele seu cartão usando o aplicativo bancário e entre em contato com o banco.
  4. Certifique-se de que seus dispositivos estão seguros: Utilize senhas e outras opções de segurança, como leitores de impressão digital e tecnologia de digitalização de rosto. Além disso, a autenticação de dois fatores/duas etapas sempre será uma aliada contra hackers e invasões indesejadas. Proteja todos os dispositivos, incluindo computadores, telefones, tablets e aparelhos como smartwatches e smart TVs.
  5. Tenha cuidado com o Wi-Fi: Evite conectar-se a redes Wi-Fi públicas não seguras, como as de estabelecimentos comerciais, shoppings, etc. E certifique-se de que suas próprias redes Wi-Fi estejam protegidas com senhas fortes.
  6. Tome cuidado com as atitudes que você tem nas redes sociais: Quando algo é publicado na internet, perdemos o controle sobre ele. Ou seja: dificilmente será apagado ou esquecido. Portanto, pense muito bem antes de publicar algo, seja uma foto, um vídeo, um comentário ou uma informação pessoal. Para amenizar os riscos, altere as configurações de privacidade em suas redes sociais para que apenas seus amigos possam ver suas publicações e reflita se suas ações podem ser consideradas embaraçosas.
  7. Cuidado com o que você baixa da internet: Um dos principais objetivos dos criminosos online é induzir o usuário a baixar programas ou aplicativos que carregam malwares (como vírus) ou que tentam roubar informações. É preciso lembrar que esses conteúdos maléficos podem estar disfarçados como qualquer tipo de aplicativo, desde um jogo popular até algo que verifica o clima. Por isso, não baixe aplicativos que pareçam suspeitos ou que venham de sites nos quais você não confia.
  8. Mantenha seu programa antivírus atualizado: Os softwares de segurança nem sempre conseguirão te proteger contra todas as ameaças, mas vão detectar e remover a maioria dos malwares. Para isso, certifique-se de que ele esteja atualizado e de acordo com o seu sistema operacional. Eles fornecem uma camada vital de segurança para os seus dados.
  9. Faça compras online em sites seguros: Sempre que você faz uma compra online, precisa fornecer informações de cartão de crédito ou conta bancária – exatamente o que os criminosos online estão ansiosos para obter. Forneça essas informações apenas para sites que tem conexões seguras e criptografadas. Também faça uso de cartões virtuais, se possível.
  10. Não divulgue informações pessoais: Dados como endereço pessoal, número de telefone, senhas, RG, CPF, passaporte e afins são preciosos. Não os publique nem mesmo em mensagens privadas, pois existe sempre a possibilidade de alguém encontrar essas informações depois.
  11. Cuidado com quem você conhece online: As pessoas que você conhece online nem sempre são quem dizem ser. Na verdade, eles podem nem ser reais. Perfis falsos de mídia social são uma maneira popular de hackers se aproximarem de usuários para aplicarem golpes e/ou roubarem dados e dinheiro. Seja tão cauteloso e sensato em sua vida social online quanto em sua vida social offline.
  12. Não publique coisas para intimidar, ferir, chantagear, insultar ou gerar qualquer tipo de dano aos outros: Parece uma dica óbvia, mas é sempre importante ressaltar que ataques virtuais têm consequências na vida real. Cyberbullying não é brincadeira, é crime!

Aplicando essas regras básicas de segurança, você evitará muitas das surpresas desagradáveis ​​que espreitam o mundo virtual. E para continuar se mantendo informado sobre como ter uma vivência online saudável e segura, acompanhe o EducaMídia 60+, que te ajuda nessa tarefa com a produção de diversos materiais e dicas!

Foto de Maria Eduarda Marrama

Maria Eduarda Marrama

Estagiária no Educamídia 60+