A cada eleição, as técnicas de desinformação se sofisticam, colocando em alerta a Justiça Eleitoral, autoridades, sociedade civil e os próprios cidadãos. No que acreditar ao se informar sobre candidatos, partidos, cargos e sobre o próprio processo democrático?
Neste contexto, o combate a mentiras, teorias conspiratórias e deepfakes durante uma eleição se torna fundamental para a manutenção e o fortalecimento da democracia brasileira. Pensando neste cenário desafiador, o Instituto Palavra Aberta lança a campanha “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”.
O objetivo da ação é engajar a sociedade na verificação de conteúdos políticos antes de repassá-los. A campanha conta com um vídeo e peças estáticas, criadas pela agência Skwat, e faz parte do projeto #FakeToFora – Quem Vota Se Informa, desenvolvido pelo instituto por meio do programa de educação midiática EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil.
O #FakeToFora conta com uma série de materiais sobre educação para a democracia para o público jovem. É composto por módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única e também tem uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem em suas escolas.
Conheça no site as peças da campanha “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”.
Ficha Técnica
Agência: Skwat
Criação: Glauco Rigol e Leandro Silva
Direção criativa de Alexander Borba
Cliente: Palavra Aberta
Aprovação do Cliente: Patricia Blanco, Saula Ramos, Catarina Porto Alegre e Mariana Mandelli