— Sem categoria

Evento gratuito sobre educação midiática traz ao Brasil especialistas internacionais renomados a São Paulo em maio

Foto de EducaMídia 60+
AutorEducaMídia 60+Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Encontro discutirá melhores práticas dos EUA, União Europeia, Colômbia e Brasil

No dia 25 de maio, será realizado o Encontro Internacional de Educação Midiática, no campus Álvaro Alvim da ESPM, das 8h às 17h. O evento gratuito, que será presencial com transmissão ao vivo, reunirá pesquisadores, especialistas e outros atores importantes para discutir ideias inovadoras para apoiar projetos e políticas de educação midiática. As inscrições, que vão até 23 de maio, e a programação completa estão no site do evento. O encontro será aberto ao público em geral, com tradução simultânea, mas voltado em especial a educadores, trabalhadores do terceiro setor, formuladores de políticas públicas e jornalistas. 

Entre os nomes já confirmados estão Renee Hobbs, do Media Education Lab (EUA); Michelle Cullia Lipkin, da National Association for Media Literacy Education-NAMLE (EUA); Paolo Celot, da Media Literacy for Active Citizenship-EAVI

(União Europeia); Sofia Peters, do Movilizatorio (Colômbia); Felipe Gouvea, do Youtube (EUA); João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Debora Garofalo, diretora de Inovação da Multirio vinculada à Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro.

O Encontro Internacional de Educação Midiática é uma parceria entre o Instituto Palavra Aberta, o curso de jornalismo da ESPM e a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, com cooperação da UNESCO no Brasil, patrocínio do Google e do YouTube e apoio institucional da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e entidades do setor de comunicação.

Em um momento em que a educação midiática é foco crescente de atenção,  o objetivo do evento é discutir possibilidades e desafios para uma ampla disseminação das habilidades midiáticas por toda a sociedade, observando exemplos internacionais, discutindo o papel do poder público e apontando boas práticas para a implantação da educação midiática em espaços educativos formais e não-formais. 

A programação do evento será composta por  palestras, conferências e debates com transmissão, além de quatro rodas de conversa temáticas, que acontecerão simultaneamente e apenas no modo presencial, nas quais os participantes poderão interagir e se conectar a temas como: educação midiática na prática; educação midiática e participação cidadã; educação midiática e jornalismo, e o que as tecnologias podem fazer pela educação midiática.

Informações gerais

Quando: 25 de maio de 2023, a partir das 8h

Local: ESPM São Paulo – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Organizadores: Instituto Palavra Aberta, Jornalismo ESPM e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Patrocínio: Google e YouTube

Cooperação: Unesco

Apoio Institucional: Jeduca

Apoio: ANER, ABAP, ANJ e ABERT

Inscrições: até 23 de maio, no link: https://bit.ly/encontrointernacionaleducacaomidiatica

Foto de EducaMídia 60+

EducaMídia 60+

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia 60+ é o programa criado pelo Instituto Palavra Aberta para que pessoas com mais de 60 anos de idade, um grupo tão significativo da população brasileira, desenvolvam as habilidades necessárias para participar plenamente da sociedade conectada.