— Notícia

EducaMídia 60+ realiza palestra presencial na USP sobre desinformação eleitoral

Foto de Mariana Mandelli
AutorMariana MandelliCoordenadora de comunicação Sobre o autor

Atividade teve como foco os temas do último módulo lançado pelo programa

O EducaMídia 60+ esteve na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) para realizar uma palestra com o grupo do USP 60+, coordenado por docentes do curso de Gerontologia da unidade. A palestra com tema “Informação na eleições” ocorreu na sexta-feira, dia 16 de setembro. Esta foi a primeira atividade presencial com este grupo.

O público do USP 60+ já tinha realizado ações online com o EducaMídia 60+, sobre temas relativos aos módulos 3 e 5 do programa, que tratam de desinformação e golpes digitais, respectivamente. Por conta da proximidade com as eleições, a palestra focou no último módulo lançado, que trata justamente de democracia e desinformação

“Falamos sobre as fontes confiáveis no contexto eleitoral, as agência de checagem, os institutos de pesquisa e o trabalho da imprensa profissional, e também sobre os problemas de nos informamos apenas com as propagandas eleitorais”, explica Bruno Ferreira, assessor pedagógico do Palavra Aberta, que lidera o EducaMídia 60+.

Segundo ele, a reação do público foi muito boa. “Alguns participantes confessaram, ao final da palestra, que estavam inseguros com o tema por conta de possíveis discussões partidárias, mas perceberam que é possível debater qualidade da informação sem cairmos nisso”, contou Bruno.

O EducaMídia 60+ tem uma coleção de dicas e materiais para que as pessoas com mais de 60 anos naveguem com segurança pela internet, aproveitando todas as oportunidades de comunicação e conexão que a tecnologia nos oferece.

Há conteúdos desenvolvidos especialmente para esse público, como cartilhas digitais, e outros recursos voltados para profissionais que estejam interessados em organizar oficinas e cursos de educação midiática para essa população.

Conheça os módulos, que podem ser usados em sequência ou de forma independente.

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.